A tradicional Festa das Rosas de Sapiranga teve sua última edição com público em 2019. Um ano depois, a pandemia do coronavírus mudou tudo, e o evento deixou de ter a edição presencial. Porém, 2022 é um novo ano e marca a retomada do evento, que deve ocorrer em novembro.
Parque do Imigrante é o espaço que acolhe o maior evento de Sapiranga, a Festa das Rosas
De acordo com a secretária de Turismo, Cultura e Desporto, Roberta Rothen, a prefeitura está analisando como será a realização do evento. "Atualmente, está sendo feito o estudo técnico da mesma, considerando os contextos socioeconômicos atuais." A volta da Festa das Rosas é o um dos marcos da retomada de eventos na cidade, já que essa é a principal atividade cultural de Sapiranga.
Realizada no Parque do Imigrante, o evento tem mais de cinco décadas de história, e aconteceu de forma ininterrupta até 1986. O início era mais simples, com concursos de jardins e buquês, mas avançou com a participação e organização ativa da sociedade, os desfiles, a exposição industrial dos principais produtos do município, apresentação de corais, bandinhas e bandas marciais. Mas após a edição de 86 a Festa das Rosas se viu em um hiato de 11 anos.
A virada foi em 1997, quando a Festa das Rosas voltou ao calendário sapiranguense, mas agora o evento começava a deixar de ser apenas um evento comunitário para ganhar projeção estadual e nacional. Apostando na gastronomia, apresentações artísticas, exposição industrial, cultural e esportiva.
Festa que atrai milhares
Em 2015, com a implantação do ingresso gratuito, 120 mil pessoas foram ao evento. Com o tempo, a Festa das Rosas foi se consolidando no calendário da cidade, atraindo cada vez mais público e artistas nacionais, só parando por conta da pandemia.
Eventos para todos os gostos
Em anos normais, fora deste período pandêmico, a cidade tem uma efervescência cultural e de entretenimento intensa ao longo do ano, com atividades que englobam diferentes setores.
Em agosto de 2022, a literatura terá espaço com a Feira do Livro de Sapiranga, que em 2021 teve a professora, musicista e escritora, Nana Bernardes como patrona.
Criada em 1998, a Festa da Colônia de Sapiranga é a homenagem do município aos trabalhadores rurais. O tradicionalismo ganha vez com as comemorações da Semana Farroupilha. E o fim do ano é marcado pelo Natal na Praça, evento que retomou as atividades presenciais em 2021. Durante 20 dias de dezembro, as atrações artísticas atraíram um grande público ao Centro.