O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes determinou que o passaporte de Allan dos Santos seja cancelado. Com a decisão, o blogueiro bolsonarista que reside nos Estados Unidos ficará indocumentado no país. A informação foi confirmada ao Poder360 pelo MRE (Ministério das Relações Exteriores) nesta 2ª feira (21.nov.2o22).
Segundo o portal Metrópoles, Moraes ordenou ainda que a documentação do proprietário do canal bolsonarista Terça Livre seja incluída no MAR (Módulo Alerta e Restrição), do Sistema de Tráfego Internacional. Dessa forma, Allan dos Santos ficaria impossibilitado de deixar os EUA. As determinações teriam sido comunicadas ao Itamaraty e à embaixada brasileira em Washington nesta 2ª feira (21.nov.2022). “O MRE não comenta casos concretos de cooperação jurídica em andamento”, afirmou o Itamaraty em nota.
FORAGIDO DA JUSTIÇA
Allan dos Santos é alvo de 2 inquéritos no STF: um apura a disseminação de notícias falsas contra o Supremo; o outro, a organização de milícias digitais criadas para atacar instituições democráticas.
Em outubro de 2021, o ministro Alexandre de Moraes determinou a prisão preventiva do blogueiro bolsonarista. Na ocasião, o magistrado também determinou que o Ministério da Justiça e Segurança Pública e o Ministério das Relações Exteriores dessem início ao processo de extradição de Allan dos Santos, que atualmente mora nos EUA. Ele segue foragido.