Sapiranga – Um projeto de longo prazo e que busca trazer mais qualidade para os pacientes. Assim é a nova Ala das Esmeraldas, o espaço voltado exclusivamente para atendimento do SUS e que já está em funcionamento no Hospital Sapiranga.
A obra do prédio anexo, que foi idealizada em 2015, saiu do papel em 2017 e agora, sete anos depois, é entregue à população. O custo total para esta intervenção foi de aproximadamente R$ 2,8 milhões, entre recursos próprios e emenda parlamentar.
A ala mais antiga da casa de saúde sapiranguense é referência para mais de 120 mil habitantes das cidades de Sapiranga, Araricá e Nova Hartz. São atendidos cerca de 350 pacientes por mês, entre a parte clínica, procedimentos cirúrgicos, pediatria e maternidade.
As adequações foram necessárias principalmente pela necessidade de modernização, pois o espaço físico do antigo prédio é limitado. O local, que ocupa o 4º andar do novo prédio, oferece um ambiente mais moderno, com toda a instalação necessária, além dos gases medicinais já com instalações próprias.
Projeto ousado e ambicioso marca a gestão e novas melhorias já estão em planejamento
O anexo do Hospital Sapiranga possui quatro pavimentos. A nova emergência deve ser instalada no primeiro pavimento, com o dobro da área que possui hoje. Esta será uma obra com finalização mais complexa e o acesso de ambulâncias será pela rua Almirante Barroso. O segundo piso já abriga a Clínica Artha de oncologia, e também vai receber um espaço para cardiologia e saúde da mulher. Cada fase concluída da ampliação é uma conquista, não só para o Hospital Sapiranga, como para toda a comunidade.
Gestores comemoram
João Wolff, presidente.
“Há 15 anos, quando fui indicado para presidir o Hospital Sapiranga, me propus a achar soluções. As dificuldades eram enormes e nós fomos eliminando por etapas à medida em que o tempo passava. Eu tinha uma visão de que a gente conseguiria. E deu certo. Nos últimos anos, o hospital vem se destacando, com foco nas melhorias dos serviços de saúde”.
Elita Herrmann, diretora executiva.
“O que na época era um projeto ousado, hoje é a concretização de mais uma etapa. A gente deve isso ao nosso presidente João Wolff, que tem um espírito muito empreendedor e nos incentiva a buscar projetos, mesmo que a longo prazo, priorizando a qualidade. Buscamos sempre o melhor em tecnologias e estrutura física, aliados ao bem-estar dos pacientes”.