Sapiranga – A Feira de Produtos Orgânicos de Sapiranga, ou Feira Agroecológica Regional, comemora neste mês de julho 4 anos de atividades.
As primeiras reuniões para começar uma organização entre os produtores começou ainda em 2010, quando o Ministério da Agricultura determinou que era necessária uma certificação para produção de orgânicos. “Tudo nasceu do organismo de controle social, que é um grupo de agricultores orgânicos em Sapiranga, que se reuniram em 17 de novembro de 2010 e então começaram a discutir, ‘quem somos nós? onde vendemos?'”, conta o extensionista da Emater de Sapiranga, Matheus Mello.
Nesse contexto, nasceu o Organismo de controle social Orgânicos Encosta da Serra Sul Ferrabraz, a Ecoferrabraz, associação de produtores certificados que organiza a feira realizada desde 2018 em espaços públicos, como lembra Matheus. “Nessa caminhada foi se organizando espaços de venda primeiro em locais privados, foi ganhando esse corpo até que a gente conseguiu ir pra o espaço público em 2018, na Praça Coberta e há 2 anos, já aqui no pavilhão, com a parceria da prefeitura e da Secretaria de Agricultura que sempre estão nos apoiando”.
A Feira de Orgânicos de Sapiranga acontece todas as quintas-feiras, das 16h às 20h, no pavilhão da Feira do Agricultor, na Avenida João Corrêa, 1690, no Centro.
Lei para incentivar produção
Nestes quatro anos de realização das feiras em parceria com os órgãos municipais, várias conquistas puderam ser alcançadas. “Nesse meio tempo conseguimos criar uma política pública de incentivo aos orgânicos, que nesse ano deve entrar em operação, com o fornecimento de insumos aos produtores. Subsidiado pela prefeitura, o produtor vai arcar somente com o frete, que também terá descontos para incentivar os orgânicos”, destaca Matheus.
A Emater foi parceira na construção dessa lei em 2017, em 2021 ela foi reformulada. A medida vai atender produtores tradicionais e orgânicos.
Convidados para a data especial
Para comemorar o aniversário de 4 anos, a edição da última quinta-feira (14), da Feira de Produtos Orgânicos e Agroecológicos, foi especial.
Além dos tradicionais produtores que pertencem à Ecoferrabraz, alguns convidados que também produzem de maneira natural participaram do evento. A música, que já é tradicional na feira, também não poderia faltar e ficou a cargo da dupla Jonny Boy e Zé do Banjo.
Rafael Almeida é adepto da alimentação orgânica e cliente da feira desde o início. “Muito legal essa comemoração hoje. Quando eu conheci a feira eu já estava estudando sobre isso [orgânicos], conheci o pessoal e aprendi mais ainda. Eu trabalho aqui em frente, então é quase segunda casa”.
Mais pessoas consumindo orgânicos
Matheus Mello, Emater Sapiranga.
“Desde 2013 já eram feitas algumas feiras em espaços particulares, mas em 2018 conseguimos migrar pra um espaço público, através de um diálogo com a prefeitura e atingir mais pessoas. Os produtores, também, a cada ano vamos conseguindo mais parcerias e adeptos”
Rafael Almeida, cliente.
“Há sete anos atrás eu resolvi mudar a minha alimentação dos transgênicos para os orgânicos. Procuro a feira pra consumir frutas, verduras e legumes da estação, que sempre está mais barato e, assim, seguir um hábito mais saudável pra não precisar ir pra farmácia, cuidando do meu corpo.”