Na tarde desta segunda-feira, 6, a prefeita de Sapiranga, Carina Nath, fez um comunicado em seu gabinete a respeito da decisão de cancelar a edição de 2024 da Festa das Rosas, que ocorreria em novembro, e do Sapiranga Summit, no mês de junho. Essa é uma medida que se torna necessária, tendo em vista que o foco agora é o enfrentamento aos estragos causados pela enchente e as medidas que serão tomadas para a recuperação dos locais mais afetados pelas cheias.
Ao longo dos últimos tempos, medidas foram adotadas, como a limpeza e desassoreamento de arroios, a contratação de máquina anfíbia imprescindível para esse tipo serviço, instalação de novas galerias para escoamento de águas, entre outras. Atualmente há cerca de 300 moradores que ainda não puderam retornar as suas residências, também há estradas da Zona Rural obstruídas por árvores e deslizamentos, e outras danificadas, como a Estrada Sapiranga-Dois Irmãos. Com isso, Sapiranga foi incluída no Decreto de Calamidade Pública do Estado.
"Decidimos no início da tarde cancelar a edição de 2024 da Festa das Rosas e do Sapiranga Summit. Pedimos a compreensão de todos e seguiremos atualizando vocês ao longo da semana", resumiu a prefeita Carina Nath.