Após pequenos papeis em séries na década de 70, Michael J. Fox ganhou sua grande chance ao atuar em Loucuras à Meia-Noite, que chegou aos cinemas em 1980. Cinco anos depois, ele ficou conhecido mundialmente ao protagonizar De Volta para o Futuro, que acabou ganhando mais dois filmes. Atualmente, o astro convive com a doença de Parkinson, que inclusive virou tema de sua própria série, O Show de Michael J. Fox, em 2014.
Outra beldade dos anos 80 é Geena Davis! Ao surgir em filmes como Assassinato por Encomenda, de 1985, a atriz conseguiu conquistar seu espaço em Hollywood. Ela também atuou em Os Fantasmas se Divertem, ao lado de Winona Ryder. E esteve na série Grey's Anatomy.
Outra atriz que parece não ter mudado nadinha ao longo dos anos é Michelle Pfeiffer. Desde que atuou em Grease 2: Os Tempos da Brilhantina Voltaram, filme de 1982, a atriz só fica mais bonita!
Demi Moore não podia ficar de fora desta galeria, não é mesmo? A atriz atuou no filme A Sétima Profecia, de 1988, e ainda na série General Hospital, que aparece na montagem acima.
Sharon Stone tinha apenas seus 20 e poucos anos na década de 80. Quando atuou em Diferenças Irreconciliáveis, em 1984, a atriz ainda não tinha noção da fama que ganharia com seu talento e definição como sex symbol.
Te
ndo feito a série Os Pioneiros, em 1974, Sean Penn foi só fazer sucesso mesmo a partir do filme Picardias Estudantis, de 1982, quando tinha 22 anos de idade. Além de mudar bastante o visual - principalmente os cabelos -, o astro se dedicou a todo tipo de filme, desde a categoria drama até ação.
Outro ator que começou bem novinho foi Crispin Glover, que tinha apenas 17 anos de idade quando estrelou seu primeiro filme, em 1981. Após atuar em Sexta-Feira 13 Parte 4: O Capítulo Final ele deslanchou a carreira com De Volta para o Futuro, vivendo o George McFly. Eventualmente, o ator se tornou mais conhecido por viver o esquisito vilão Thin Man em As Panteras, mas seu principal trabalho hoje em dia é na série American Gods, interpretando o Mr. World.
Com este look que você vê na montagem acima, George Clooney teve seu grande papel na televisão, na série Vivendo e Aprendendo. Depois, ainda na TV, ele protagonizou a série médica E.R. e se dedicou ao cinema, fazendo filmes como Um Drink no Inferno e Batman & Robin.
Em 1984, Bruce Willis fez uma breve participação na série Miami Vice, mas sua grande chance veio quatro anos depois, como protagonista de Duro de Matar, que já virou franquia. O astro, desde então, preferiu adotar o visual careca, mas recentemente sua família revelou que, por conta de uma doença cognitiva, ele se aposentou.
Desde 1981 Nicolas Cage se dedica à atuação. Na época, ele tinha apenas 16 anos de idade, mas logo ganhou fama, principalmente após ter atuado em Picardias Estudantis ao lado de Sean Penn. Fazendo filme todos os anos desde então, o astro vem mostrando seu talento em filmes como Cidade dos Anjos, 60 Segundos e Um Homem de Família.
Os anos 1980 propiciaram muitos filmes bons que marcaram gerações, sejam produções clássicas ou que abordavam bem a adolescência. Essa década trouxe diversos longas inesquecíveis e, de quebra, ainda fez a carreira de muitos atores deslanchar. Drew Barrymore, nascida em 22 de fevereiro de 1975, apareceu bem pequenininha em E.T.: O Extraterrestre, filme de 1982. Após sua grande estreia, a atriz engatou um filme atrás do outro, sendo que suas produções mais conhecidas são Pânico, Como se Fosse a Primeira Vez, Nosso Louco Amor, Nunca Fui Beijada e, claro, As Panteras. Atualmente, ela tem até o próprio talk show na televisão norte-americana. A seguir, veja o antes e o depois de outros astros e estrelas dos anos 80!
Como não citar Sandra Bullock nesta lista? A estrela começou sua carreira em Carrascos, filme de 1987. Depois, atuou em pequenas produções, como Agitando em 57 e Dinheiro Não é Meu Negócio, até efetivamente começar a fazer sucesso na década seguinte.
Em 1981, Tom Cruise surgiu em Amor Sem Fim, aos 19 anos de idade. Desde então, o astro ficou ainda mais bonito e se dedicou a filmes de ação, como Top Gun: Ases Indomáveis, Dias de Trovão e, claro, a franquia de Missão Impossível.
Kevin Bacon, nascido em 8 de julho de 1958, ficou conhecido por grandes filmes como Sexta-Feira 13, Footloose, Águas Perigosas, dentre outros. Desde então, ele mudou bastante, não é mesmo?
Harrison Ford começou a atuar na década de 60, mas vamos combinar que o seu rostinho passou a ficar mais conhecido a partir do final dos anos 70, começo dos anos 80, não é mesmo? Como não citar Apocalypse Now, de 1979, e a franquia de Star Wars, que começou com A Nova Esperança, em 1977? Ele viveu o charmoso Han Solo, que ficou na franquia original até o último filme, O Retorno de Jedi, e voltou a interpretar o personagem em O Despertar da Força. Nem precisa lembrar que foi na década de 80 que ele viveu outro clássico personagem, o Indiana Jones!
Jamie Lee Curtis ganhou grande destaque no longa Halloween, na pele de Laurie Strode, em que vivia fugindo do letal Michael Myrers. A franquia acabou fazendo tanto sucesso que conta atualmente com 12 filmes. Além disso, Jamie também participou de Sexta-Feira Muito Louca e Entre Facas e Segredos. Em 2022, ela estrelou o filme Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo, indicado ao Oscar 2023.
Outra grande atriz dos anos 80 é Whoopi Goldberg! Já em 1985 ela arrasou na performance no elogiadíssimo A Cor Púrpura. Naquela mesma década, ela ainda trabalhou em filmes como Salve-me Quem Puder, Beleza Fatal e O Coração de Clara.
Kim Basinger surgiu mesmo nos anos 70, mas foi só na década seguinte que seu rosto ficou mais conhecido! Ela foi uma Bond Girl em 007 - Nunca Mais Outra Vez, filme de 1983. Uau! Atualmente, a artista mantém toda a sua jovialidade, como é possível comparar na montagem acima.
Richard Gere é charmoso até hoje, mas ele começou a conquistar corações nos anos 80! O galã, conhecido mais por filmes românticos, atuou em longas como Gigolô Americano, A Força de um Amor, A Força do Destino. Vale lembrar que, bem em 1990, ele viveu o icônico milionário Edward Lewis em Uma Linda Mulher, ao lado de Julia Roberts.
Meryl Streep começou a carreira nos anos 70, mas nos anos 80 ela engatou um filme atrás do outro, como o clássico A Escolha de Sofia, além de Silkwood, Retrato de uma Coragem, Amor à Primeira Vista, Entre Dois Amores, dentre outros.
Meg Ryan se tornou conhecida naquela década! Filmes como Top Gun: Ases Indomáveis, Harry e Sally: Feitos um para o Outro e Morto ao Chegar marcaram o início de sua carreira, que acabou deslanchando ainda mais nos anos 90. Contudo, hoje em dia, ela vive longe dos holofotes e quem faz sucesso é o seu filho, Jack Quaid, protagonista em The Boys.
Por falar em sobrenome Quaid. Sim, o pai do filho de Meg Ryan é Dennis Quaid. Após alguns papeis pequenos, o ator entrou para o elenco do filme Gorp - Zorra Total, em 1980. Como é possível ver na foto acima, à esquerda, o astro era bem novinho! Na época ele tinha 26 anos de idade. Desde então, ele apareceu em longas como Tubarão 3, Operação Cupido e O Dia Depois de Amanhã.
Arnold Schwarzenegger também ficou mais conhecido a partir da década de 80! Como não citar Conan, o Bárbaro, filme de 1982? Dois anos depois, ele protagonizou O Exterminador do Futuro e continuou a fazer sucesso em outras grandes produções, como O Predador e a comédia Irmãos Gêmeos, ao lado de Danny DeVito.
Outro bonitão que deu o ar da graça nos anos 80 foi Kevin Costner. Além o clássico O Guarda-Costa com Whitney Houston, ele atuou em Os Intocáveis e Competição de Destinos.
Mel Gibson (quase) começou a carreira mesmo nos anos 80, já que seu grande filme, Mad Max, estreou oficialmente em 1979. Mas vale citar que a franquia continuou com mais dois filmes, respectivamente em 1981 e em 1985. Foi nesse mesmo ano que o astro iniciou outra franquia: Máquina Mortífera!
Jon Cryer eventualmente ficou conhecido por ter atuado como Alan Harper em Two and a Half Men, mas o ator começou a carreira em longas como A Garota de Rosa-Shocking, Superman IV: Em Busca da Paz e Sonhos e Vingança.
Tendo apenas 17 anos de idade quando atuou em Os Fantasmas se Divertem, de 1988, Winona Ryder deslanchou sua carreira no mundo do cinema. Depois, ela ainda apareceu em grandes filmes como Edward Mãos de Tesoura, Minha Mãe é uma Sereia, Drácula de Bram Stoker, dentre outros. Atualmente, ela faz sucesso na série Stranger Things, da Netflix.